Cada vida vale a pena.
Hoje queremos falar um pouco de um tema forte e não menos importante que infelizmente esta ficando cada vez mais frequente “O suicídio”, estamos em setembro, mês da conscientização do suicídio e queremos ajudar falando um pouco mais deste tema que preocupa tantas famílias. É claro que cada pessoa tem o seu motivo para fazer isso, mas não vamos entrar em detalhes no “porque” e sim em “como ajudar” a pessoa que esta passando por dificuldade e esta preste a cometer o ato do suicídio. Muitas vezes, com os afazeres do dia-a-dia, podemos não perceber que a pessoa que esta ali do seu lado pode estar precisando da sua ajuda e ai, só descobrimos quando acontece. Quando uma família vivencia uma perda por suicídio, ela fica totalmente desorganizada, buscando constantemente pelo motivo e se culpando!
É uma situação extremamente dolorosa para a família, que precisa de cuidados, pois há riscos de se ter dentro desse mesmo grupo, outras tentativas. Toda vida perdida equivale a milhões de pessoas sendo profundamente afetadas pelo comportamento suicidas. Os números são alto e preocupantes. As pesquisas noticiam, que no Brasil, uma morte por suicídio, a cada 40 minutos, mas pra cada morte consumada temos outras 40 tentativas de suicídio. No mundo, são 16 milhões de tentativas por ano. Só pra constar como são alarmantes os números, são registrados cerca de 12 mil suicidas todos os anos no Brasil. Trata-se de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. As pesquisas mostram que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, que levam a depressão, transtornos do Déficit de atenção e hiperatividade, transtornos bipolar e drogas (uso de substâncias).
A dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção por parte dos profissionais da saúde, e ainda o tabu de falar abertamente desse importante problema de saúde pública, tem postergado a prevenção do suicídio. Em 10 de setembro vamos comemorar o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio que não se limita a rede de saúde, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídios. As principais medidas comprovadas de prevenção ao suicídio, são limitar o acesso a meios como pesticidas, armas de fogo, acompanhamentos de pessoas afetadas por pensamentos suicidas, promover palestras com especialistas para debater saúde mental e outros.
O principal objetivo da campanha Setembro amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Saber reconhecer sinais de comportamento depressivo ou suicida em familiares e amigos, ouvir com atenção e carinho as crianças, jovens e idosos, sobre bullying e qualquer assunto de seu interesse, para identificar e intervir em possíveis situações de risco. O girassol foi escolhido como símbolo da campanha para representar o setembro amarelo- depressão sem tabu, que tem o objetivos abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema!
Então a dica é;
- SEJA SOLIDÁRIO, nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta.

Muito boa as dicas
parabéns pelas dicas