O que significa isso?
Taxa Selic elevada pode significar oportunidade de investimento, mesmo tendo seus desafios de crédito.
Primeiramente é preciso entender, que no Brasil, a taxa básica de juros, também conhecida como Selic( sigla: Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a responsável por servir de ponto de partida para definição dos preços.
Ela(a Selic) influência todas as taxas de juros do país, como as do cartão de crédito, de financiamentos e empréstimos.
A Selic é utilizada para gerenciar a economia, de modo geral! Quando é preciso estimular o consumo, a taxa fica mais baixa, e, quando é necessário segurar a inflação, o governo eleva a taxa para segurar o mercado.
Desde outubro de 2022 até 20 de outubro de 2023, a taxa Selic, que ocupava o primeiro lugar no Ranking dos países do mundo, em ser a maior taxa de juros reais do mundo, passou a segundo lugar da lista, deixando o México à frente, pois o comitê de política monetária ( Copom) anunciou o corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros do país, indo a taxa Selic a 12,75% ao ano. Essa taxa vinha subindo para frear a inflação e foi para o maior patamar já visto. Isso significa que o crédito esteve mais caro pra quem precisou emprestar dinheiro.
A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária ( Copom) se reúne para definir a taxa. O Copom é o órgão do Banco Central que gerencia a Selic, mas a expectativa é que ela entre em queda até o fim do ano!
Apesar do cenário de expectativa de queda na taxa, especialistas dizem que o cenário de melhora representa mudanças apenas em médio e longo prazo! Dizem que levará muito tempo para termos taxas baratas e acessíveis ao crédito, pois esse movimento vai durar no mínimo dois anos. Portanto temos que ter cuidado(se possível evitar) os financiamentos, empréstimos e parcelamentos, já que os juros ainda estão caro. Caso exista a necessidade de fazer o empréstimo, é importante observar não somente o valor da parcela, mas sim o valor da taxa que está sendo cobrada e, principalmente, qual será o valor total final que você pagará, lembrando que se algo acontecer e não for possível fazer o pagamento das parcelas, renegociar a dívida não é a melhor opção! Prolongar o pag…
Lembrando que considerando os juros nominais( sem descontar a inflação) a taxa brasileiracaiu da quarta para a sexta posição, tendo a Argentina em primeiro lugar com 118%, o Brasil em sexto, com 12,75% , a Austrália com 4,10% e em último, a Suíça com 0,75%.
Com essa redução anunciada em 20 de outubro próximo passado, pelo Banco Central do Brasil, os juros reais do país ficaram agora em 6,30% e em primeiro lugar, o México que acumula juros reais de 6, 61%. Na ponta oposta do ranking está a Argentina, que apesar de ter as taxas nominais mais altas da lista (118%ao ano) enfrenta também uma hipreinflação, que derruba as taxas reais.
