Mês mundial de combate ao câncer de próstata.
O novembro azul deu início em 2003, na Austrália, com o intuito de conscientizar os homens, da importância de cuidar da própria saúde, uma vez que, por motivos culturais e comportamentais, os homens não tem o hábito de ir ao médico de forma preventiva. No Brasil a campanha iniciou em 2011 e é feita todos os anos para lembrar que saúde também é papo de homem e orientar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata pois é uma doença de grandes chances de cura, se diagnosticada, no início.
Segundo os dados mais recentes, do Instituto Nacional do Câncer ( INCA), 42 homens morrem por dia, em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões de homens convivem com ela e se diagnosticada precocemente, essa chance de cura é de 90%. Por isso a campanha é importante, pois nem sempre a enfermidade tem sintomas aparentes. O paciente pode ter sangue no esperma e dificuldades ao urinar, mas também pode não apresentar sinais. Os professores da USP afirmam, que o principal fator de risco é o genético, aquele que teve um irmão, pai, avô, acometidos com a doença, sua chance de ter esse câncer, aumenta de três a cinco vezes. Os médicos informam que os principais exames para suspeita desse tipo de câncer, são o exame de sangue do PSA e o toque retal, realizado pelo urologista que é indolor e tem duração média de 8 segundos. Se, por esses exames houver a suspeita, fazem a biópsia da próstata!
Os médicos alertam que o principal objetivo da campanha, é através desses dois exames, descobrir o câncer na fase em que o paciente não sente nada. Quando os sintomas aparecem, normalmente a doença já está mais avançada! Neste caso, os principais sintomas são dificuldade para urinar, jato urinário fraco e mais fino, sensação de esvaziamento da bexiga incompleto, sangramento na urina e dores ósseas! Lembrando que, quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance de cura.
Todos os homens, a partir dos 50 anos, devem fazer anualmente esses dois exames iniciais. Se for da raça negra ou tiver histórico de familiar próximo, irmão, pai ou avô, que tiveram a doença, os médicos orientam para iniciar os exame com 40 e 45 anos! Homens acima de 65 anos, o sedentarismo e a obesidade, são sérios fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata. Além da idade e do histórico familiar, a falta de um hábito alimentar saudável com ingestão excessiva de
Alimentos gordurosos e ultra processados, aumentam o risco da doença!
Como a maioria dos casos de câncer, a melhor prevenção é manter hábitos de vida saudáveis e se alimentar de verduras, legumes e frutas, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool.
Se cuide!!!
