Comprar ou Alugar??

Podemos afirmar que existe vantagens e desvantagens em cada opção. Falaremos aqui quais são elas e quais fatores precisam ser considerados para fazer a melhor escolha.
O primeiro passo é buscar informação. Procurar saber como está a situação econômica do país, a variação dos preços de mercado dos aluguéis, se o juros para a compra de imóveis estão em alta e quais as projeções para os próximos meses e anos.

Preponderante nesse passo analisar o seu momento de vida. Como você se sente em relação ao seu emprego e por quanto tempo pretende trabalhar no mesmo lugar, se tem planos de fazer a família crescer ou está numa fase ruim em seu relacionamento, se tem o valor suficiente para as despesas iniciais da locação ou da compra do imóvel.

Sob esse prisma, vamos ponderar também que, se a pessoa que tem planos de se mudar para outra cidade ou se está em fase de transição na vida, como um novo emprego ou casamento, isto é, quando a pessoa não pode ou não deseja se comprometer a longo prazo, o Aluguel permite mudanças com facilidade!
Já se a pessoa possui uma estabilidade financeira sólida, incluindo uma renda estável, reserva de emergência adequada e capacidade de lidar com os custos iniciais e contínuos da compra de um imóvel, como entrada, financiamento imobiliário, taxas e despesas de manutenção, a compra deve ser considerada.
Pensando na compra, importante analisarmos os prós e os contra

Prós

1. Comprar um imóvel permite que você construa patrimônio ao longo do tempo. Se precisou de empréstimo bancário, ao fazer pagamentos mensais do financiamento imobiliário, parte do valor é convertido em patrimônio a medida que a dívida é reduzida. Além disso, a propriedade imobiliária pode valorizar, o que pode aumentar seu patrimônio líquido.
2. A compra de um imóvel oferece estabilidade e segurança a longo prazo. Você não está sujeito a aumentos de aluguel ou possibilidade de despejo. Além disso, ter uma propriedade própria, proporciona um senso de estabilidade emocional e a sensação de ter um lugar para chamar de lar.
3. Ao comprar um imóvel, você tem a liberdade de personalizá-lo de acordo com suas preferências e necessidades. Você pode fazer as modificações estruturais, escolher as cores e adaptar o espaço para refletir seu estilo e gosto pessoal.

Contras


1. A compra de um imóvel geralmente requer um investimento inicial significativo. Além do pagamento da entrada, há despesas adicionais, como impostos, taxas de registro, seguro e possíveis reformas. Esses custos iniciais podem ser desafiadores para algumas pessoas.


2. Comprar um imóvel precisando do empréstimo bancário, é um compromisso financeiro e de longo prazo. Você está assumindo uma dívida de um financiamento imobiliário e um compromisso de pagamento por um período significativo geralmente de várias décadas podendo chegar a 35 anos. Isso pode limitar sua flexibilidade financeira e dificultar mudanças em sua vida ou planos futuros.


3. Como proprietário, você é responsável pela manutenção e reparos no imóvel. Isso inclui custos regulares de manutenção, como reparos, substituição de sistemas e serviços essenciais. Essas despesas podem ser imprevistas e requerem recursos financeiros adicionais.


Vantagens do aluguel


Entre alugar ou comprar um imóvel, a decisão de morar de aluguel, é sempre mais fácil de ser tomada. Isso porque por mais burocrático que seja o processo de locação, ele ainda será mais simples e rápido do que comprar uma casa ou um apartamento. Portanto essa é a primeira vantagem do aluguel em relação a compra:

1.Praticidade em contratar

2. Proporciona flexibilidade pra quem pensa em migrar na carreira profissional.


3. Dependendo do mercado imobiliário local, o custo do aluguel para a pessoa, pode ser menor do que o custo total de comprar e manter um imóvel. Alugar um imóvel, permite que se aproveite o benefício de ter um lugar para morar, sem assumir um compromisso financeiro de uma prestação de financiamento imobiliário, impostos, pagamentos de juros e outras despesas associadas a propriedade.

Desvantagens do aluguel


1. Você não está construindo patrimônio e está pagando por uma propriedade que não será sua.

2. Se deixar de pagar no dia do vencimento do aluguel, o proprietário pode levá-lo na justiça com ação de cobrança do aluguel e pedir o despejo.

3. Na justiça, poderá ser paga a dívida com acréscimos de juros, correção monetária, honorários advocatícios e custas processuais. Você pode pagar na justiça, sem ser despejado, somente por duas vezes, já que na terceira ação judicial, você será condenado a pagar os aluguéis e os encargos e ainda será despejado, com todos os custos desse procedimento.


As imobiliárias prevendo esses dissabores, requerem aluguéis antecipados, seguro fiança ou garantido por caução ou por depósito bancário.
Ao alugar um imóvel, a responsabilidade pela manutenção e reparos do imóvel, cabe ao locatário, cabendo ao proprietário a manutenção da parte estrutural do imóvel.

E ai me diga qual a sua escolha…

Arita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo