O Dia mundial de luta contra o HIV, é sempre dia 01 de dezembro! Em 1998, o Ministério da Saúde, do Brasil, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas ( ONU) aderiu a Campanha Mundial através de Lei, como forma de conscientizar os brasileiros sobre a AIDS e o HIV.
A campanha Dezembro Vermelho, ressalta a importância da prevenção contra a AIDs, que é uma infecção causada pelo vírus HIV, que muitas vezes pode não apresentar sintomas iniciais. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV, não tiveram nenhum sintomas durante 10anos ou mais! Algumas pessoas que foram infectadas com o vírus, relataram que tiveram sintomas semelhantes ao de gripe, duas a quatro semanas após a exposição. Essas pessoas, que tiveram relação sexual desprotegida, sabendo do risco de contaminação do parceiro, devem procurar um centro de saúde, para que o médico avalie a situação e recomende a utilização de medicação antirretroviral, que age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo. Essa é a profilaxia existente após a relação sexual com um parceiro contaminado.
A AIDS é até agora, uma doença incurável que, se logo após uma relação sexual desprotegida, iniciar essa profilaxia do antirretroviral, existe chance de não adquirir a doença! No mais, para não se contaminar, é só a prevenção, isto é, precauções que devem ser tomadas antes de relação sexual. A única maneira de determinar, com diagnóstico preciso, se a pessoa foi infectada, é fazendo o teste 30 dias após o risco.
Sabemos todos que o HIV está presente em secreções, fluídos como o sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão do fluído contaminado de uma pessoa, tem que penetrar no organismo da outra. Isto se dá através da relação sexual, de compartilhamento de seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes contaminados, na transfusão de sangue contaminado, gestante com a doença, transmitindo para o feto, mãe contaminada, com transmissão ao filho, no trabalho de parto ou durante a amamentação. O HIV, não é transmitido por meio de interações comuns do dia-a-dia, como abraçar, apertar as mãos, beijar, dividir objetos e alimentos. A Aids é a doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana ( sigla em Inglês HIV). Os pacientes soropositivos que tem ou não, como falamos, podem transmitir o Vírus a outras pessoas e essa campanha de Dezembro Vermelho, é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e as demais informações sexualmente transmitidas(IST), promovendo: – iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha – Promoção de palestras e atividades educativas- Veiculação de campanhas de mídia- Realização de evento
Lembrando ainda que todas as pessoas diagnosticadas com o HIV, tem direito a iniciar o tratamento com medicamentos antirretrovirais, fornecidos gratuitamente pelo Sus.
Cuide-se!!!
